quarta-feira, junho 14, 2006

A Copa das Feiras (IV)

Depois de muito tempo (mesmo) chega ao último capitulo a história da Copa das Feiras, ou Fairs Cup. Nesta edição, falaremos dos dois últimos torneios realizados, jogos e fatos ocorridos durante a competição. A Copa chegava as proximidades dos anos 70 bastante mudada em relação ao começo...

1969/70

64 clubes disputaram A Fairs Cup de 1969/70, número bastante significativo em relação as edições anteriores. Com esse número, todas as equipes jogaram uma primeira fase cheia de clubes e de resultados considerados significativos para a competição.

O maior destaque da primeira fase foi a goleada imposta pelo Liverpool sobre o Dundalk no jogo de ida (10 a 0), resultado que classificou os Reds para a fase seguinte, sem precisar do jogo de volta (aliás, 4 a 0 para os ingleses). Nenhuma grande surpresa, a não ser o Slavia Sofia (BUL) eliminar o Valencia (2 a 0 e 1 a 1). Todos os considerados "grandes" passaram de fase, alguns com facilidade (como o Barcelona passando pelo B1913 com 4 a 0 e 2 a 0) e outros com certa dificuldade (A Juventus contra o Lokomotiv Plovdiv, com 3 a 1 e 2 a 1). Só para constar, o jogo entre Aris Salonica e Caglari (ITA) teve o jogo de volta abandonado quando os italianos venciam por 3 a 0. O time da Sardenha passou. Veja quem passou de fase e os eliminados (entre parênteses) : Arsenal (Glentoran), Newcastle (Dundee United), Liverpool (Dundalk), Újpesti (Partizan Belgrado), Club Brugge (Sabadell-ESP), Hertha Berlim (Las Palmas-ESP), Ruch Chorzów-POL (Wiener SC), Rouen-FRA (Twente-HOL), Vitória de Guimarães (Banik Ostrava-TCH), Sporting Lisboa (LASK-AUT), Carl Zeiss Jena-RDA (Altay-TUR), Raba ETO Gyor-HUN (Lausanne Sports), Southampton-ING (Rosenborg-NOR), Hansa Rostock-RDA (Panonios-GRE), Dinamo Bacau-ROM (Floriana-MLT), Slavia Sofia-BUL (Valencia), Internazionale (Sparta Praga), Juventus (Lokomotiv Plovdiv), Stuttgart (Malmö-SUE), Ajax (Hannover 96), Cagliari-ITA (Aris Salonica-GRE), Napoli (Metz-FRA), Barcelona (B1913-DIN), Gwardia Varsóvia-POL (Vojvodina Novi Sad), Dunfermline Athletic (Bordeaux), Kilmarnock (FC Zurich-SUI), Skeid-NOR (Munique 1860-ALE), Anderlecht-BEL (Valur-ISL), Royal Charleroi-BEL (NK Zagreb-IUG), Porto (Hvidovre-DIN), Coleraine-IRN (Jeunesse D'Esch-LUX) e Vitória de Setúbal (Rapid Bucareste-ROM).

Na segunda fase, duas eliminações consideráveis: A Juventus perdeu fora de casa para o Hertha Berlim (3 a 1) no jogo de ida e acabou fora da Fairs Cup empatando sem gols em casa. Juntando-se ao time veio o Liverpool, que caiu fora no gol fora de casa no confronto contra o Vitória de Setúbal. A derrota em Portugal custou muito aos Red, que venceram por 3 a 2 na Inglaterra, mas como os portugueses fizeram dois gols em Anfield Road, seguiram em frente no torneio. Outros dois times se qualificaram com este recurso: O Rouen (em cima do Royal Charleroi) e Újpesti (contra outro belga, o Club Brugge).
De resto tivemos classificações convicentes, como a do Anderlecht em cima do Coleraine (6 a 1 e 7 a 3), a do Southampton contra o Vitória de Guimarães (3 a 3 e 5 a 1) e a do Ajax contra o Ruch Chorzów (7 a 0 e 2 a 0). O Napoli sofreu para eliminar o Stuttgart do mesmo jeito que o Newcastle contra o Porto (empataram em 0 a 0 seus jogos de ida e venceram por 1 a 0 em casa na volta). O Dinamo Bacau quase fez o mesmo esquema, só fez mais um gol na partida de volta na Romênia (2 a 0), e o Arsenal fez 3 em Highbury contra o Sporting Lisboa. O Carl Zeiss Jena fez o preciso para desclassificar o Cagliari (2 a 0 e 1 a 0), assim como o Barcelona contra o Raba ETO Gyor (3 a 2 e 2 a 0) e o Dunfermline com o Gwardia Varsóvia (2 a 1 e 1 a 0). A Internazionale teve de reverter o placar desfavorável feito na Alemanha contra o Hansa Rostock (2 a 1), e fez bem, vencendo os alemães-orientais por 3 a 1. Só o Slavia Sofia não conseguiu reverter a desvantagem em casa imposta pelo Kilmarnock (4 a 1 escocês e 2 a 0 búlgaro).

As oitavas de final indicaram um clássico: Barcelona x Internazionale. Os nerazzuri tiveram certa dificuldade em vencer o Barcelona por 2 a 1 na Espanha, e também de garantir a vaga ao empatar em Milão por 1 a 1. Dificuldades estas que quase tiraram o Ajax do campeonato. Perdeu de 1 a 0 do Napoli na Itália e conseguiu levar o jogo para a prorrogação, onde goleou os italianos por 4 a 0.
Newcastle (contra o Southampton) e Anderlecht (contra o Dunfermline) passaram para as quartas pelo gol fora de casa. O Arsenal voltou da França com um empate sem gols e passou pelo Rouen com 1 a 0 na Inglaterra. Também tiveram que confirmar vitórias em casa após empates fora o supreeendente Dinamo Bacau (contra o Kilmarnock) e o Hertha Berlim (contra o Vitória de Setúbal). Só o Jena não temeu os húngaros do Újpest e passou de fase sem maiors problemas (1 a 0 e 3 a 0).

Só o Arsenal não teria de reverter resultados desvantajosos na ida para ser semifinalista. Bastou vencer duas vezes o Dinamo Bacau (2 a 0 e 7 a 1) e esperar os adversários. Em dois jogos difíceis, o Ajax perdeu na Alemanha Oriental para o Carl Zeiss Jena (3 a 1) e teve de golear (5 a 1) em Amsterdã para seguir em frente, tal qual a Internazionale fez (com mais dificuldade) com o Hertha Berlim (vitória alemã por 1 a 0 no primeiro jogo e 2 a 0 italiano na volta). O Anderlecht se submeteu de novo ao gol fora de casa para passar pelo Newcastle (venceu por 2 a 0 em Bruxelas e perdeu por 3 a 1 em Newcastle). Por causa do precioso gol na volta, os belgas foram semifinalistas.

Dois destinos iguais e diferentes aguardavam Mauves e Gunners nas semi-finais: o Arsenal venceu o Ajax por 3 a 0 em Highbury, e tornou muito inútil o 1 a 0 holandês na volta. Facilidade essa que o Anderlecht não encontrou ao enfrentar a Inter de Milão. Perdeu em casa o jogo de ida por 1 a 0, mas conseguiu um surpreendente 2 a 0 em Milão e alcançaria as finais da Fairs Cup 1969/70.

Finais que começariam em Bruxelas. E com um belo show do Anderlecht: Devrindt abriu o placar aos 25 do primeiro tempo, com Mulder aumentando aos 30. No segundo tempo Mulder fez 3 a 0 aos 29 minutos, e aos 37 Kennedy diminuiu o placar para os Gunners. O Placar favoreceria os belgas na partida de volta, em Londres, e nem o gol de Kelly com 25 minutos do primeiro tempo alterou a ordem. O jogo passou até 30 do segundo tempo, quando Radford empatou para os Gunners,e um minuto depois, Sammels desempataria e traria a Taça da Fairs Cup para Londres.
Em um feito histórico, o Arsenal viraria uma desvantagem quase impossível e levou pra casa a taça daquela que seria a penúltima edição da Fairs Cup.

1970/1
64 clubes se encontrariam naquela que seria a última edição da Fairs Cup. De um campeonato para abrigar times de cidades de feiras importantes, passou a ter times de feiras secundárias e até vice-campeões nacionais. Era uma competição que começava a mudar de foco e de cara. Estava preparada uma mudança.

A primeira fase testemunhou grandes goleadas, como Hamburgo 7 x 1 Gent (BEL), Hibernian 6 x 0 Malmö, Dinamo Zagreb 6 x 1 Barreirense (POR), AB (DIN) 7 x 0 Sliema Wanderers (MLT), Juventus 7 X 0 US Rumelange (LUX), e os destacantes 6 x 0 e 9 x 0 impostos pelo Sparta (HOL) contra o IÁ (ISL). Sem maiores zebras classificaram-se para a segunda fase (os eliminados por eles entre parênteses): Twente (AEK-GRE), Anderlecht (Zeljeznicar Sarajevo-IUG), Hamburgo (Gent-BEL), Eskisehirspor-TUR (Sevilla), Coleraine (Kilmarnock), Dundee United (Grasshopper-SUI), Leeds United (Sarpsborg-NOR), Spartak Trnava-TCH (Olympique de Marselha), FC Köln (Sedan-FRA), Vitória de Setubal (Lausanne-Sports), Hibernian (Malmö), Liverpool (Feréncvaros), Coventry-ING (Trakia Plovdiv-BUL), Arsenal (Lazio), Bayern de Munique (Glasgow Rangers), Dinamo Bucareste-ROM (PAOK-GRE), Pécsi Dózsa-HUN (Universitatea Craiova-ROM), Barcelona (GKS Katowice-POL), Beveren-BEL (Wiener SC), Sturm Graz-AUT (Ilves Tampere-FIN), Dinamo Zagreb (Barreirense-POR), Hajduk Split-IUG (Slavia Sofia), Valencia (Cork Hibernians-IRL), Sparta Praga (Athletic Bilbao), Dynamo Dresden-GDR (Partizan Belgrado), AB-DIN (Sliema Wanderers-MLT), Juventus (US Rumelange-LUX), Hertha Berlim (B1901-DIN), Fiorentina (Ruch Chorzów), Newcastle (Internazionale), Sparta-HOL (ÍA-ISL) e Vitória de Guimarães (Angoléume-FRA).

Na segunda fase, foi reservado um clássico: Barcelona x Juventus. No confronto, a Vecchia Signora se deu muito bem e passou pelo Barça por duplo 2 a 1. O Juventus se juntou ao Sparta (2 a 0 e 2 a 1 sobre o Coleraine), ao Colônia [FC Köln] (que passou com 2 a 1 e 1 a 0 pela Fiorentina), Liverpool (3 a 0 e 1 a 1 com o Dinamo Bucareste), Anderlecht (3 a 1 e 4 a 0 contra o AB) e o Beveren (1 a 0 e 1 a 1 contra o Valencia) como times que não precisaram reverter resultados para seguir em frente na Fairs Cup. Bayern de Munique (venceu por 6 a 1 na ida e perdeu de 2 a 1 na volta contra o Coventry), Sparta Praga (vitória de 3 a 0 e derrota de 1 a 0 para o Dundee United) e Dinamo Zagreb (vitória de 4 a 0 e derrota de 1 a 0 para o Hamburgo) perderam partidas mas isso não alterou a sua ida para as oitavas.
O resto teve de se virar para passar de fase: O Twente havia perdido de 3 a 2 para o Eskisehirspor na ida, mas em casa despachou os turcos com um demolidor 6 a 1. Bem que o Hertha Berlim venceu por 1 a 0 em casa o Spartak Trnava, mas na atual Eslováquia o time local fez 3 a 1 e passou de fase (se o Hertha fizesse mais um gol), situação parecida com a do Vitória de Guimarães que venceu em casa o Hibernian (2 a 1), mas como havia perdido por 2 a 0 na Escócia não foi a frente no campeonato.
O Arsenal teve a sorte de perder de "apenas" 1 a 0 na Áustria para o Sturm Graz, revertendo a vantagem ao vencer por 2 a 0 na partida de volta em Londres. O Vitória de Setúbal venceu em casa a primeira partida contra o Hajduk Split (2 a 0) e se deu ao luxo de perder na Croácia por 2 a 1 e ainda assim se classificar.
O Leeds United teve de recorrer ao gol fora de casa para passar pelo Dynamo Dresden. venceu por 1 a 0 na Inglaterra mas acabou perdendo na Alemanha Oriental (2 a 1). O gol precioso marcado lá o levou para a fase seguinte. Newcastle e Pésci Dósza tiveram de recorrer aos pênaltis após cada um vencer 1 jogo por 2 a 0. Melhor pros húngaros, que venceram por 5 a 3 nas penalidades e tiraram os Magpies (sim, uma surpresa).

As oitvas de final assistiram o começo do favoritismo do Leeds United na competição: Eliminou com estilo o Sparta Praga (6 a 0 e 3 a 2). Tão estilosa também foi a goleada do Arsenal em Highbury no primeiro jogo contra o Beveren (4 a 0). Na Bélgica, um empate sem gols foi suficiente para levar os Gunners adiante. Também sem problemas passaram Bayern de Munique (2 a 1 e 3 a 1 contra o Sparta), FC Köln (1 a 0 e 3 a 0 contra o Spartak Trnava), Juventus (1 a 0 e 2 a 0 sobre o Pésci Dósza) e o Liverpool (1 a 0 e 2 a 0 sobre o Hibernian). O Twente empatou fora de casa com o Dinamo Zagreb (2 a 2) e teve de vencer em casa (1 a 0) para passar adiante. Já o Vitória de Setúbal teve dificuldades com o Anderlecht: 2 a 1 belga no jogo e de ida e um 3 a 1 na volta com prorrogação foram o necessário para os portugueses seguirem adiante.

Só o Liverpool conseguiu sair das quartas de final facilmente: um 3 a 0 e um 1 a 1 tiraram o Bayern de Munique do seu caminho. Caminho esse que quase complicou para o Leeds contra o Vitória de Setúbal (o time inglês passou com 2 a 1 e 1 a 1). O Colônia passou pelo Arsenal através do gol fora (perdeu de 2 a 1 em Londres e venceu por 1 a 0 na Alemanha...o gol feito em Highbury ajudou muito). A Juventus até venceu bem o Twente em casa (2 a 0), mas na Holanda teve de levar para a prorrogação e empatar um jogo na marra (2 a 2) para ser semifinalista.

Nas semifinais num autêntico clássico inglês, o Leeds despachou a Juventus (1 a 0 e 0 a 0). A Juventus empatou na Alemanha contra O FC Köln (1 a 1) e venceu por 2 a 0 em casa para se tornar finalista da Fairs Cup.
A primeira partida da final era para ser realizada em 26 de maio de 1971, mas no começo do segundo tempo as más condições do campo obrigaram o jogo a ser interrompido a recomeçar dois dias depois (a partida foi em Turim). Na partida recomeçada, Bettega saiu na frente para os donos da casa aos 27 de jogo, e assim seguiu o primeiro tempo. No segundo, Madeley empata aos 3 para o Leeds mas Capello (o Fabio) desempata para a Juve com 10min. Bates aos 32 empata de novo e o jogo termina 2 a 2.
A Partida de volta na Inglaterra é resolvida toda no primeiro tempo: Clark marca aos 12 minutos para o Leeds, e Anastasi empata aos 20 para a Juventus. O resto do jogo a Juve tenta o gol de desempate mas é inútil. Ao final, o Leeds United venceria a última Fairs Cup realizada (a sua 2a taça) e levaria o troféu para a Inglaterra, consagrando um sequencia de 4 títulos para os ingleses. E assim terminaria a história da Fairs Cup...

****

Bem, na verdade não terminou desse jeito. Na temporada 1971/2, a UEFA assume a organização da Fairs Cup e a renomeia Copa da UEFA, com novo critério de classificação e nova taça. Para definir quem ficaria com a taça da Fairs Cup, Barcelona (primeiro vencedor) e Leeds (último) jogariam em jogo único pelo direito de ficar definitivamente com o troféu (além disso, eram os melhores times no ranking da competição desde o começo). Com 2 gols de Duenas, e Jordan descontando para o Leeds, o Barça ganhou o play-off e levou pra casa a taça, como um "enterro simbólico, mas digno" da competição

****
RECORDES

Maior Goleada:
FC Köln 13 x 0 US Luxembourg (1965/6)

Maior Vitória em placar agregado:
FC Köln x US Luxembourg (17 x 0 no agrefado, 1965/6)

Maior Número de gols em uma partida
FC Köln 13 x US Luxembourg (13 gols, 1965/6)

Recorde de participações consecutivas
Roma (de 1958/60 a 1965/6) e Wiener SC (1964/5 a 1970/1)

CAMPEÕES E VICES

1955/58
Barcelona (ESP)/Seleção de Londres (ING)

1958/60
Barcelona (ESP)/Birmingham City (ING)

1960/1
Roma (ITA)/Birmingham City (ING)

1961/2
Valencia (ESP)/Barcelona (ESP)

1962/3
Valencia (ESP)/Dinamo Zagreb (IUG)

1963/4
Zaragoza (ESP)/Valencia (ESP)

1964/5
Ferencváros (HUN)/Juventus (ITA)

1965/6
Barcelona (ESP)/Zaragoza (ESP)

1966/7
Dinamo Zagreb (IUG)/Leeds United (ING)

1967/8
Leeds United (ING)/Ferencváros (HUN)

1968/9
Newcastle (ING)/Újpest (HUN)

1969/70
Arsenal (ING)/Anderlecht (BEL)]

1970/1
Leeds United (ING)/Juventus (ITA)

FONTES

UEFA
Wikipedia
RSSSF

2 comentários:

Anônimo disse...

Ki textu gigante..O_O

bjuu

Anônimo disse...

ki textuuuuuuuuu grandão!!!! @_@
eh impressão minha ou vc gosta mt de escrever ein?! ^^
bjusssss Victor!!!!!! \o\