sexta-feira, maio 26, 2006

A Copa das Feiras (III)

Está é a terceira parte da história da Fairs Cup, com mais detalhes desta história

1966/7

48 times se qualificam para a disputa da Fairs Cup 1966/7, e o alto número obrigou a mais times se qualificando automáticamente para a segunda fase. Toulouse, Dundee United, Barcelona, Vitória de Setúbal, B1909, Lausanne-Sports, Hvidovre (DIN), Gent (BEL), Kilmarnock (ESC), Spartak Plovdiv (BUL), Benfica, RFC Liegeois, Sparta Praga, West Bromwich, DWS (HOL) e Leeds United foram agraciados com a vaga automática, e o resto dos times teve que buscar jogando.

Uma primeira fase sem muitas supresas, que assistiu o Dunfermline passar fácil pelos noruegueses do Frigg (3 a 1 nas duas partidas), o Juventus passar pelo Aris Salonica (2 a 0 e 5 a 0), o Napoli eliminar o Wiener SC (2 a 1 e 3 a 1), o Eintracht Frankfurt passar fácil pelo Drumcondra (2 a 0 e 6 a 1), o Royal Antwerp ter um pouco de dificuldade com o Union Luxembourg (1 a 0 nos dois jogos), o Lokomotive Leipzig (RDA) também passar pelos suecos do Djurgarden (3 a 1 e 2 a 1). O Bologna venceria o Göztepe (2 a 1 e 3 a 1) e o Valencia pelo Nürnberg (2 a 1 e 2 a 0). O Dinamo Pitesti (ROM) venceu em casa o Sevilla (2 a 0), e bastou empatar na Espanha (2 a 2) para seguir em frente. Já Burnley (ING), Feréncvaros, Orgryte (SUE) e DOS Utrecht precisaram empatar fora, para vencer respectivavemnte Stuttgart, Olimpija Ljubliana (IUG), Nice e Basel. O Estrela Vermelha goleou o Athletic Bilbao em Belgrado (5 a 0), tornando o 2 a 0 na volta imprestável para os bascos. Dínamo Zagreb (IUG) teve que se submeter ao sorteio para vencer o Spartak Brno, depois de cada time ter vencido um jogo por 2 a 0. Mesmo procedimento que classificou o Bordeaux no confronto com o Porto (3 a 1 pra cada lado).

Na segunda fase, o destino dos classificados antecipadamente foi: Toulouse surpreendentemente desclassificado pelo Dinamo Pitesti (venceu por 3 a 0 na França mas acabou perdendo por 5 a 1 na partida de volta). Outra eliminação chocante foi a do Barcelona, como algoz o Dundee United (2 a 1 e 2 a 0 pros escoceses). Já o Vitória de Setúbal não teve forças para vencer a Juventus (3 a 1 e 2 a 0), assim como o Lausanne-Sports, humilhado pelo Burnley (3 a 1 e 5 a 0). O B1909 também cairia no confronto contra outro time italiano, o Napoli (4 a 1 e 2 a 1). Falta de sorte que não faltou para o Kilmarnock contra o Royal Antwerp (1 a 0 e 7 a 2), e nem para o Gent contra o Bordeaux (1 a 0 em casa e 0 a 0 fora). O Benfica eliminou o Spartak Plovdiv com uma vitória na Luz (3 a 0) após ter empatado por 1 a 1 na ida. O RFC Liegeois caiu diante do Lokomotive Leipzig (0 a 0 e 2 a 1), o Sparta Praga foi eliminado pelo Bologna (2 a 2 e 3 a 1 para os italianos). O West Bromwich passou fácil pelo DOS (1 a 1 e 5 a 2), e coube ao Leeds fazer 2 a 0 nos confrontos ingleses x holandeses ao desclassificar o DWS (3 a 1 e 5 a 1).
Nos outros confrontos, o Dinamo Zagreb eliminou nos gols fora o Dunfermline (4 a 2 pros escoceses na ida, e 2 a 0 para os croatas em Zagreb). O Feréncvaros, depois de empatar sem gols contra o Örgryte na ida, eliminou os suecos de goleada (7 a 1), coisa que o Frankfurt fez contra o Hvidovre, mas na partida de ida (5 a 1 e 2 a 2). Coube ao Valencia eliminar o Crvena Zvezda (nome original do Estrela Vermelha), com 1 a 0 na Espanha e 2 a 1 na Iugoslávia.

Algumas coisas interessantes ocorreram na terceira fase: O Burnley eliminando o Napoli (3 a 0 e 0 a 0), o Feréncvaros sendo desclassificado pelo Eintracht Frankfurt (vitória alemã-ocidental por 4 a 1 na ida e húngara por 2 a 1 na volta), e o Lokomotive Leipzig desclassificando o Benfica (3 a 1 alemão-oriental na ida e 2 a 1 português na volta). Já o Dínamo Zagreb precisou de um simples gol na Romênia para suprerar o Dinamo Pitesti (1 a 0 e 0 a 0). A Juve passou pelo Dundee United (3 a 0 para os italianos na ida e 1 a 0 escocês na volta), o Bologna bateu o West Bromwich (3 a 0 e 3 a 1) e o Leeds passou pelo Valencia (1 a 1 e 2 a 0). o Kilmarnock bateu o Gent por 1 a 0 na partida de ida, mas precisou ira a prorrogação para passar pelos belgas, pelo placar de 2 a 1.

E mais resultados surpreendentes na quartas de final. Dinamo Zagreb e Juventus fizeram uma boa partida, empatando por 2 a 2 em Turim, mas na volta os croatas fazem 3 a 0 e eliminam a Velha Senhora da Fairs Cup. O Burnley cairia diante do Eintracht Frankfurt (1 a 1 e 2 a 1 para os germânicos), e o Kilmarnock devolveria com juros a derrota da ida para o Lokomotive Leipzig (1 a 0 alemão-oriental e 2 a 0 escocês). O Leeds United teve de recorrer a moedinha para eliminar o Bologna. Ambos fizeram 1 a 0 em suas partidas, e não houve desempate no tempo extra, então o sorteio deu "razão" aos ingleses.

No "clássico britânico" das semifinais, bastou ao Leeds golear o Kilmarnock em Elland Road (4 a 2) na primeira partida e empatar sem gols na Escócia para se tornar finalista. Eintracht Frankfurt e Dinamo Zagreb fizeram dois jogos interessantes: os alemães venceram por 3 a 0 na ida, e os iugoslavos foram até a prorrogação para devolver o placar e ainda mais, vencendo por 4 a 0 e seguindo rumo as finais.

O jogo de ida da final foi em Zagreb. O Dinamo marcou o primeiro gol aos 39 do primeiro tempo com Cercek, e aumentou a vantagem com Rora, aos 14 do segundo tempo. O placar da primeira partida terminou 2 a 0 para os croatas. Na volta, o Leeds foi forte, mas o Dinamo fez sua parte e manteve o 0 a 0 até o final, sagrando-se campeão da Fairs Cup. A taça voltava ao Leste Europeu.

1967/8

A Fairs Cup de 1967/8 manteve o número de 48 times da edição anterior, com novas entradas, e sem precisar de byes para a segunda fase. Portanto, de novo nos focaremos nos quadrifinalistas desta edição da Taça.
O vice-campeão do ano anterior, o Leeds United começou muito bem sua saga na competição, goleando por 2 vezes o Spora Luxembourg (9 a 0 e 7 a 0). Ainda passou sem problemas pelo Partizan Belgrado (2 a 1 e 1 a 1), e pelo Hibernian (1 a 0 e 1 a 1). O Glasgow Rangers estreou desclassificando o Dynamo Dresden (RDA) (1 a 1 e 2 a 1 para os escoceses), venceu o FC Köln na primeira partida da 2a fase (3 a o), mas contou com um gol salvador e evitou a eliminação na segunda partida (vitória do Colônia por 3 a 1), e conseguiu classificação automática pras quartas-de-final.
O Dundee (não é o United) estreou perdendo de 2 a 1 para o DWS Amsterdam (HOL), mas aplicou 3 a 0 na partida de volta e passou a frente. Seguiu desclassifcando o RFC Liegeois (3 a 1 e 4 a 1), e também recebeu vaga direta as quartas-de-final.
O FC Zurich conseguiu logo de cara uma façanha: eliminar o Barcelona, vencendo em casa por 3 a 1 e sofrendo uma inútil derrota de 1 a 0 na Catalunha. Eliminou na regra dos gols fora o Nottingham Forest (perdeu de 2 a 1 na Inglaterra e venceu por 1 a 0 na Suíça). Na terceira fase a vítima foi o Sporting (POR) (3 a 0 suíço na ida e 1 a 0 português na volta).
O Bologna eliminou o Lyn (NOR) na primeira fase (2 a 0 e 0 a 0), precisou ir até Zagreb para tirar as chances do bi do Dinamo local (0 a 0 e 2 a 1) e se deu bem ao obter a vaga direta. O participante inusitado era o Vojvodina Novi Sad (IUG). Estreou eliminando o Cuf Barreiro (POR) (1 a 0 e 3 a 1), empatou na ida contra o Lokomotive Leipzig (0 a 0), mas derrotou os alemães-orientais fora de casa (2 a O) e seguiu em frente, para eliminar os turcos do Göztepe com um duplo 1 a 0.
Quase que o Arges Pitesti (ROM) complicou a vida do Feréncvaros, vencendo a partida de ida por 3 a 1, porém foram goleados em Budapeste por 4 a 0 e deixaram os húngaros seguirem para eliminar o Zaragoza. Mas de novo tiveram que lidar com desvantagem, perdendo de 2 a 1 na primeira partida e vencendo por 3 a 0 na volta. Só tiveram desanso na terceira fase, eliminando o Liverpool por um duplo 1 a 0.
No caminho do Athletic Bilbao tivemos os dinamarqueses do Frem, desclassificados pelos bascos (1 a 0 e 3 a 2) e o Bordeaux (vitórias espanholas por 3 a 1 e 1 a 0). Na terceira fase ganhou classificação automática.

As quartas-de-final se desenharam assim: um duplo 1 a 0 classificou o Dundee frente ao FC Zurich, assim como um duplo 2 a 1 fez o Feréncvaros passar pelo Athletic Bilbao. Empates de 0 a 0 no jogo de ida e vitórias de 2 a 0 na volta classificaram o Leeds United contra o Rangers e o Bologna contra o Vojvodina.

Nas semifinais, o Leeds foi para sua segunda final ao passar pelo Dundee (1 a 1 e 1 a 0 inglês). O Feréncvaros venceu em casa o Bologna por 3 a 2 e se garantiu nas finais ao empatar em 2 a 2 na Itália. A primeira partida das finais (em Leeds) teve apenas um gol, que foi o dos donos da casa com 41 minutos de jogo. O gol de vitória (e que seria mais tarde do título) foi de Jones. Na partida de volta, em Budapeste, a partida se encaminhou a um calmo empate que garantiu o título ao Leeds, e depois de várias tentativas, a primeira conquista inglesa na Fairs Cup, depois de vários vices. Seria a primeira de 4 consecutivas.

1968/9
A Fairs Cup começava a se desenhar longe do propósito inicial. A Copa passava a aceitar os vice-campeões de alguns países, começando a ser apelidada de "Runners-Up Cup" (Copa dos Vices). 60 times apareceram para se enfrentar pela taça, e isso nos obriga a nos dirigir até as quartas-de-final.
Pra tentar defender o título, o Leeds estreou empatando com o Standard Liège (BEL) por 0 a 0, na casa do adversário. Uma vitória por 3 a 2 no Elland Road bastou para os ingleses seguirem em frente. Na segunda fase veio o Napoli, e na primeira partida vitória do Leeds por 2 a 0. Já na partida de volta os napolitanos devolveram o placar e levaram a partida para a decisão no sorteio. Vitória dos ingleses, que enfrentaram o Hannover 96 na terceira fase. Duas vitórias (5 a 1 e 2 a 1) classificaram o Leeds para as quartas-de-final. Os húngaros do Újpest nem precisaram entrar em campo para se classificar. O US Luxembourg desistiu da competição, provocando a vitória por WO e a classificação "automática". Na segunda fase, vida fácil contra o Aris (GRE) (2 a 1 e 9 a 1), vitórias que o qualificaram para enfrentar o Legia Varsóvia (POL). Vitória húngara por 1 a 0 na capital polonesa e empate por 2 a 2 na Hungria os botaram nas quartas.
O Caminho do Newcastle teve pela frente o Feyenoord. 4 a 0 dos magpies na ida tornaram o 2 a 0 dos holandeses em Roterdã sem valor. O próximo adversário do Newcastle foi o Sporting Lisboa, com dois jogos bastante duros, mas os inglses seguiram em frente (1 a 1 e 1 a 0) para encarar o Zaragoza na terceira fase. Vitória espanhola por 3 a 2 no jogo de ida dificultou as coisas, mas a vitória inglesa por 2 a 1 provocou a classificação do Newcastle para as quartas devido ao gol fora.
O Vitória de Setúbal estreou na Fairs Cup contra o Linfield (IRN), que foi eliminado com duas vitórias (3 a 0 e 3 a 1), logo depois se seguindo o Lyon. Bem longe do que é atualmente, os lioneses não foram páreo para o time português (5 a 0 e 2 a 1). Na terceira fase uma pedreira: a Fiorentina. O Vitória venceu em casa por 3 a 0 o jogo de ida e perdeu de 2 a 1 na Itália o jogo de volta, mas foi quadrifinalista mesmo assim. O Glasgow Rangers começou eliminando o Vojvodina Novi Sad (vitória escocesa por 2 a 0 e vitória iugoslava por 1 a 0), depois passou sem problemas pelo Dundalk (IRL) (6 a 1 e 3 a 0) e pelo DWS (2 a 0 e 2 a 1). O Athletic Bilbao precisou da moedinha para eliminar o Liverpool (2 a 1 pra cada lado nas duas partidas), teve que suar para eliminar o Panathinaikos (0 a 0 na ida e 1 a 0 para os bascos na volta) e o Eintracht Frankfurt (1 a 0 e 1 a 1).
O Göztepe foi o estranho no ninho dessa vez: foi ao sorteio para eliminar o Olympique de Marselha(2 a 0 pra cada um), quase passou sufoco diante do Arges Pitesti (venceu o primeiro jogo por 3 a 0 mas perdeu o segundo por 3 a 2), e tirou no gol fora o OFK Belgrado (vitória iugoslava por 3 a 1 na ida e turca por 2 a 0 na volta). O Hamburgo não teve vida complicada na primeira fase, passando pelo Metz (4 a 1 e 3 a 2), pelo Slavia Praga (4 a 1 alemão na ida e 3 a 1 tchecoeslovaco na volta) e tirou no gol fora o Hibernian (ESC) (vitória alemã por 1 a 0 na ida e escocesa por 2 a 1 na volta).

Um inacreditável WO foi a atração das quartas-de-final: O Göztepe passou sem jogar pelo Hamburgo, que desistira da competição. Dos que ficaram, o Újpest acabou com o sonho do bi do Leeds (1 a 0 e 2 a 0), o Newcastle se classificou em cima do Vitória de Setúbal (5 a 1 alemão na ida e 3 a 1 lusitano na volta, partida disputada em Lisboa). E o Rangers tirou o Athletic Bilbao (4 a 1 escocês na ida e 2 a 0 basco na volta).

Sem fazer muita força o Újpest foi as finais vencendo o Göztepe (4 a 1 e 4 a 0). O Newcastle suou mas passou pelo Rangers (0 a 0 e 2 a 0). No primeiro jogo das finais, na Inglaterra, os gols só saíram na segunda etapa: Moncur aos 18 e 27 e Scott aos 38 minutos garantiram o 3 a 0 do Newcastle. Na volta (em Budapeste), o Újpest foi pra cima e terminou a primeira etapa vencendo por 2 a 0 (Bene aos 31 e Gorocs aos 44). Bastou o segundo tempo começar e as chances do Dosza acabarem, graças ao gol de Moncur com 1' da etapa final. Arentoft (aos 5) e Foggon (aos 29) fecharam o placar e concederam o título ao time do norte da Inglaterra. E o segundo título consecutivo inglês na Fairs Cup.

*****

Faltam apenas 2 edições para terminar a volta na história da competição, mas isso numa próxima vez.
Até

FONTES

Wikipedia
UEFA
RSSSF

Nenhum comentário: