sábado, abril 01, 2006

The Home Championship

Muito antes da Copa do Mundo se tornar o que é, e do surgimento dos campeonatos Europeus de seleções, campeonatos locais já eram vistos com muito agrado pela torcida. Foi assim com a Copa Dr.Gerö, entre os países da Europa Central, que revelou grandes times como o "Wunderteam" da Áustria, com Matthias Sindelar, e assim foi também em várias partes da Europa pré-UEFA.

Mas um campeonato regional foi predominante para o desenvolvimento do futebol local, e principalmente, do futebol mundial. Separados pelo Canal da Mancha, e isolacionistas por postura, os times britânicos jogavam entre si o que seria o primeiro campeonato entre seleções do futebol mundial, e sobretudo, um campeonato que mudaria a história do futebol local para sempre: Era o British Home Championship (ou Home International Championship).

O British Home Championship (BHC) surgiu no começo dos anos 1880, quando as nações britânicas já tinham um futebol bastante desenvolvido e jogavam anualmente amistosos entre si, mas o grande problema era que cada país seguia suas próprias regras futebolísticas, fazendo com que cada equipe mandante as usasse em seus amistosos. Então, em 6 de dezembro de 1882 as quatro federações (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda, ainda unida) se reuniram e criaram um código único de regras de futebol (aliás, dessa mesma reunião nasceu a International Board, o órgão que regula as regras do futebol). E essa mesma reunião formalizou os amistosos internacionais e a criação de um Campeonato Britânico de Seleções.

O primeiro campeonato foi disputado na temporada seguinte (1883/4). O formato era de liga, com cada time jogando uma vez contra todos os outros, dois pontos se vencer, um se empatar, e nenhum se perdesse. Quem marcasse mais pontos era o vencedor, e se dois ou mais times terminassem iguais, dividia-se a posição. Os times jogavam 2 vezes em casa e uma fora, e a ordem alternava (ou seja: se a Inglaterra jogou contra a Escócia em casa, no torneio seguinte jogaria fora).

Os 4 primeiros campeonatos presenciaram um "tetra" escocês (tri solo em 1883/4, 1884/5 e 1886/7, em 1885/6 dividiria com os ingleses). O English Team ainda engataria seu tetra (tri consecutivo solo em 1890/1, 1891/2 1892/3; dividiria com os escoceses em 1889/90). Salvo estas sequências, há um equilíbrio entre as duas nações. Só na temporada 1902/3 a Irlanda se meteria e formaria um peculiar tri com Escócia e Inglaterra, que teria mais um tetra (em 1903/4 e 1904/5 solo, e em 1905/6 mais um título dividido com a Escócia). A hegemonia de ambos até a Primeira Guerra Mundial só seria interrompida pelas conquistas do País de Gales em 1906/7 e da Irlanda em 1913/4. Nessa época, o vencedor do campeonato era chamado de "campeão do mundo"

Na volta de guerra, o domínio da BHC passou a ser dos escoceses. Salvo 1919/20, 1923/4 e 1927/8 (País de Gales), 1929/30 (conquista solo inglesa) e 1926/7 e 1930/1 (dividindo com o English Team) a Escócia domina o cenário da competição. O País de Gales ainda faria seu primeiro bi consecutivo (1932/3 e 1933/4) e ainda levaria mais duas vezes antes da 2a Guerra (solo em 1936/7 e tríplice empate com ingleses e escoceses em 1938/9). Após a mesma, o domínio passa ser total do English Team: incluindo um decacammpeonato entre 1951/2 e 1960/1 (em 1955/6 houve um quádruplo empate com escoceses, galeses e norte-irlandeses). As competições de 1949/50 (vencidas pelos ingleses) e 1953/4 (também Inglaterra campeã) serviram como grupo eliminatório para a Copa do Mundo, enquanto que em 1966/7 e 1967/8 foram parte da primeira fase da Eurocopa.

O crescimento da Copa do Mundo e da Eurocopa começou a defasar o BHC. Somente os jogos entre Inglaterra e Escócia não sofriam de baixa de público, e o calendário das seleções começava a conflitar com seus compromissos internacionais, e ainda o desejo de escoceses e ingleses de enfrentarem seleções mais fortes (as européias continentais e as sul-americanas) causaram a decadência do torneio a partir dos anos 70. Somou-se a isso o crescimento dos hooligans na região e suas badernas. E isso tudo justo numa época de total domínio inglês na competição, sendo os escoceses os maiores rivais (tirando é claro, os eventuais triplos e duplos empates, e um eventual título de Irlanda do Norte e País de Gales)

O início do fim do BHC foi a temporada 1980/1, a única competição em andamento cancelada da competição. O torneio fora disputado em maio de 1981, justo quando distúrbios civis atingiam a Irlanda do Norte. As partidas dos norte-irlandeses contra ingleses e galeses, que seriam em Belfast, não foram adiadas e ambos não quiseram viajar para o Ulster. Sem as tais partidas, o campeonato foi declarado cancelado, sem ter um vencedor...apenas por curiosidade, a Irlanda do Norte havia vencido a temporada anterior.

1983/4 foi a pá de cal do BHC. Ingleses e escoceses disseram que não entrariam em campo na temporada seguinte, e talvez, por algo bizarro, ficaram atrás da campeã Irlanda do Norte e do vice País de Gales. A taça do título ainda hoje permanece na sede da Federação Norte-Irlandesa de Futebol, em Belfast. E assim se encerraria a bela história do Home Championship. O torneio foi substituido pela Copa Stanley Rous, onde ingleses e escoceses enfrentavam uma seleção convidada, mas essa não pegou.

Ainda há a esperança por parte de alguns de que o BHC volte a ser realizado, usando os amistosos feitos entre as equipes do Reino Unido, mas ainda ninguém demonstrou coragem de ressucitar a nobre competição britânica. Talvez pelo fato de acharem que podem atrapalhar o calendário, e por isso o BHC ainda ficará na memória de muitos britânicos.

***
Os ingleses são maiores campeões da competição, com 54 títulos (20 deles divididos),
logo depois os escoceses, com 41 conquistas (17 divididas). Em terceiro vem País de Gales com 12 (5 divididas) e por último os norte-irlandeses com 8 (5 divididas). Houveram 13 empates duplos, 5 triplos e 1 quádruplo.

Uma das maiores tragédias do futebol aconteceu durante o BHC, em 5/4/1902, durante um Escócia x Inglaterra, no Ibrox Park (em Glasgow-ESC). No primeiro tempo, um setor da arquibancada oeste cedeu por causa da superlotação. 26 pessoas morreram e cerca de 500 se feriram no acidente. A partida chegou a ser interrompida por 15 minutos, mas voltou a ser realizada (mesmo com boa parte da torcida sem saber o que houve). Dias depois, a partida foi anulada e jogada de novo em Birmingham.

Outro notório problema foi a invasão de campo da torcida escocesa em Wembley em 4 de junho de 1977. Os escoceses venceram a partida por 2 a 1 e se sagraram campeões da temporada 1976/7, e depois, a torcida invadiu o campo alucinada. Não sem antes arrancar o gramado e uma das traves foi quebrada. Por sorte, nada de mais chato aconteceu.

Ouvindo Avenged Sevenfold - Bat Country

FONTES
Wikipedia-ING
RSSSF

Um comentário:

Anônimo disse...

então cara, foi vc quem criou este texto daquelas referências? muito interessante. vc curte esporte e curte escrever sobre esporte. já pensou emganhar dinheiro com isso?