quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Circuitos One-Hit Wonders

Desculpe a demora em escrever neste blog, mas outras coisas, a preguiça e tal me deixaram afastados daqui. Espero compensar de alguma forma em 2008, mas não sei, por isso irei, pelo menos hoje, tirar o atraso.

O post desta semana voltará ao circo da Fórmula 1. Em especial, a seus circuitos na história. O tópico a ser apresentado será dedicado aos circutos que, em apenas uma vez na história, sediaram corridas da F1. Contar um pouco das histórias das pistas que, em apenas uma vez, tiveram a honra (ou não) de ter carros da maior categoria de monopostos do planeta correndo por elas.

Para não me exceder muito, deixo que o post comece agora:

Ain Diab
País: Marrocos
Corrida: 1958
Vencedor: Stirling Moss (GBR, Vanwall)

Na única corrida da F1 oficial realizada nesta pista, a vitória e a tragédia abateram-se sobre a Vanwall. A vitória de Stirling Moss, na corrida que consagrou o título da Ferrari de Mike Hawthorn, seria bem comemorada se Stuart Lewis-Evans, da mesma equipe, não acabasse sofrendo um grave acidente, que lhe tirou a vida alguns dias depois. O próprio acidente acabou por tirar toda a paixão de Tony Vandervell, dono da Vanwall, pelas corridas. A própria equipe encerrou suas atividades algum tempo depois.

AVUS
País: Alemanha
Corrida:1959
Vencedor: Tony Brooks (GBR, Ferrari)

AVUS ficava parte em Berlim Ocidental e parte na Oriental. Mesmo assim, inventaram de fazer corrida nesse circuito excêntrico, com retões e até uma curva inclinada. Assim como foi em Marrocos, outro piloto perdeu a vida em um acidente: Jean Behra, em uma corrida preliminar. De resto, um pódio todo de Ferraris (Brooks, Gurney e Phil Hill) e um acidente incrível de Hans Herrmann

Riverside
País: EUA
Corrida: 1960
Vencedor: Stirling Moss (GBR, Walker Lotus-Climax)

Riverside era um circuito bastante conhecido nos EUA no passado. Hoje desativado, sediou uma corrida de F1 em 1960. Sem muita presença de público, Riverside viu Moss vencer mais uma corrida da F1, a última da era de motores de 2.5l. No ano seguinte, atrás de público, foram para Watkins Glen, onde ficaram por muito tempo.

Le Mans (Bugatti)
País: França
Corrida: 1967
Vencedor: Jack Brabham (AUS, Brabham-Repco)

O circuito Bugatti é uma versão reduzida do lendário circuito das 24H, já que parte dele é aberto para o tráfego durante o resto do ano. No final dos anos 60, teve a honra de ser a casa de mais um GP da França. Vencido pelo então campeão mundial, Sir Jack Brabham, o GP teve a curiosidade de ter posto o Mundial de F1 na pista mais famosa de corridas de carros-esportes do mundo.

Sebring
País: EUA
Corrida: 1959
Vencedor: Bruce McLaren (NZE, Cooper-Climax)

Sebring era uma antiga base militar na Flórida, que virou um circuito de ponta, sendo até hoje a sede das 12H de Sebring. Em 1959, sediou a primeira corrida de F1 nos EUA em que os europeus se sentiram a vontade de ir (até porque ninguém ia pra Indy mesmo...). Na pista cheia de retas, deu um neo-zelandês que daria o que falar no futuro: Bruce McLaren, piloto que se tornaria o criador do que hoje é um império sobre rodas (sim, é a McLaren). Além disso, na corrida esteve um Kurtis Kraft (carro comum nas corridas americanas de então), dirigido por Rodger Ward. Claro, não fez nada....

Donnington Park
País: Grã-Bretanha
Corrida: 1993
Vencedor: Ayrton Senna (BRA, McLaren-Ford)

A primeira volta da corrida disputada em Donnington Park é considerada por muitos uma das melhores aulas de pilotagem da história. Ayrton Senna, em uma McLaren com motor Ford um tanto fraco, conseguiu debaixo de chuva, fazer uma série de ultrapassagens e garantir mais uma de suas históricas vitórias. Só pra não ficar nele, cito também Rubens Barrichello (que até poderia pontuar se não tivesse problemas) e Karl Wendlingler, que também fez uma ótima primeira volta. Pra história.

Dallas
País: EUA
Corrida: 1984
Vencedor: Keke Rosberg (FIN, Williams-Honda)

A cidade dos Cowboys recebeu sua única corrida de F1 no ano em que este semi-blogueiro veio ao mundo, e não muitos dias depois deste nascer. Foi a única vitória de Keke Rosberg na temporada e uma das duas em que nenhuma das McLarens marcou ponto na temporada. A corrida teve seus pontos curiosos: um bizarro encontro de Jimmy Carter com Stirling Moss e a única vez em que Piercarlo Ghinzani pontou na F1, com seu Osella.

Parque Monsanto
Pais: Portugal
Corrida: 1959
Vencedor: Stirling Moss (GBR, Cooper-Climax)

O Parque Monsanto foi uma das casas da F1 na Terrinha antes de aportar em Estoril, nos anos 80. A corrida foi vencida por Stirling Moss (emplacando mais uma aqui), e teve como curiosidade a presença de apenas um português na pista: Mário Araújo "Nicha" Cabral, que terminou em um honroso décimo lugar a bordo de sua Cooper-Maserati. Além de três americanos (Dan Gurney, Masten Gregory e Harry Schell) entre os seis primeiros.

Pescara
País: Itália
Corrida: 1957
Vencedor: Stirling Moss (GBR, Vanwall)

A quarta que Moss emplaca em circuitos de uma corrida só. A pista tinha um traçado bizarro (lembrava um triângulo, mas a base era cheia de curvas estranhas), além de dois retões. É o traçado mais longo que já recebeu corridas da F1. Diante de 200.000 pessoas, Moss chegou a frente do futuro campeão daquele ano, Juan Manuel Fangio para capturar sua segunda vitória naquele ano. Ele ainda venceria a etapa final, em Monza.

Zeltweg Aspern Aerodrome
País: Áustria
Corrida: 1964
Vencedor: Lorenzo Bandini (ITA, Ferrari)

Zeltweg é um nome atribuído a vários circuitos da Áustria, mas só este é chamado pelos sites internacionais e enciclopédias por este nome (tem o Osterrichring e o A1 Ring também). Aproveitando-se de suas longas retas e de suas curvas, ali se fez a primeira corrida em solo austríaco, consagrando a única vitória de Lorenzo Bandini na categoria. Vale dizer que, ali, começou a carreira de Jochen Rindt, que terminaria tragicamente em Monza, em 1970.

***

Bueno, é isso. Algumas histórias ditas, curiosidades faladas e um texto novinho no meu blog, para que todos possam curtir. Uma espécie de homenagem para as pistas novatas da temporada 2008 (Cingapura e Valência) que podem, ou não, entrar em uma futura republicação do post, mas isso só a FIA decide.

Bem, matei as saudades daqui e espero poder voltar rápido para falar de outros assuntos, ok?

Até!

Nenhum comentário: