quarta-feira, setembro 27, 2006

As revelações do VMB: Onde estão

Nesta semana, quinta-feira provavelmente, acontecerá mais um Video Music Brasil, o popular VMB. Premiação esta que já se tornou famosa no país por representar o píncaro da indústria do videoclipe brasileiro. Um prêmio, que na minha opinião, anda perdendo um pouco do gás ultimamente, sem grandes vídeos e emoções para se ver na TV.

Mas este post não está para criticar o VMB, mas sim para relembrar aqueles artistas que se revelaram nos VMBs e foram eleitos "artista revelação" do ano. Saber como eles andam após terem recebido este prêmio e se ainda brilham na música. Também iremos ver se conseguiram escapar da "maldição da revelação", que pra alguns, representa que muitas das bandas e artistas que vencem nesta categoria não conseguem brilhar por muito tempo.

Então, faremos nossa cronologia

1995
Pato Fu - Sobre o Tempo

No ano inicial do VMB, os mineiros do Pato Fu venceram a categoria com o clipe, bastante simples e simpático de "Sobre o Tempo" (Aquela "Tempo/Mano Velho..."), quando os clipes mais toscos pareciam ainda muito bacanas. Fernanda Takai, John e cia. eram as sensações da "primeira leva" de artistas surgidos pós-MTV (da qual Raimundos e Skank também fazem parte, entre outros).
O Pato Fu não demoraria para emplacar de vez, com clipes como "Pinga", "Antes Que Seja Tarde", "Eu Sei", "Eu", "Anormal", "Made In Japan"...conquistaram respeito com seu pop meio "semi-indie", mas ainda pop. E ainda conquistaram alguns outros VMBs no caminho. Este ano concorrem com "Sorte ou Azar" na categoria pop. São fortes candidatos, mas é esperar para ver

1996
Karnak - Comendo Uva na Chuva

Por algum tempo do final dos anos 90, o Karnak do mitológico André Abujamra representou a chamada "world music" no Brasil. Quase qualquer ritmo mundial (seja árabe, africano, do Leste Europeu ou latino) era fundido a MPB e até ao pop-rock em uma mistura atraente e interessante para muitos. Os clipes eram bem inteligentes e muito bem feitos, exemplos como "Alma Não Tem Cor" e "Universo Umbigo", que também venceram VMBs. O Karnak sabia muito bem dosar boa música, bons clipes e maus resultados nos Rockgols.
O Karnak não continuaria por muito tempo. A banda acabou e cada um foi pro seu canto. O mestre da banda, filho do sr.Antônio, descobriu ser um bom diretor de clipes (apesar de já ter dirigido alguns do Karnak anteriormente) e também sua veia de perna-de-pau, atuando no Rockgol. Pelo menos ele continua em nossos corações.

1997
Claudinho e Buchecha - Conquista

Durante algum tempo, especialmente os anos finais da década de 90, esta dupla de funk carioca (quando não era a putaria que é) invadiu as paradas pop com seu funk amoroso e positivo, com sua famosa dança (aquele em que eles punham uma das mãos no nariz e a outra eles mexiam como tentáculo com as costas curvas e cabeça abaixada) e seu "tchurururu". "Conquista" poderia ser seu maior hit, a música mais lembrada deles se não fossem outras como "Só Love" e "Fico Assim Sem Você" (aquela que a Adriana "Partimpim" Calcanhoto gravou em seu Cd para crianças), também hits potentes.
A morte de Claudinho em acidente de carro acabou com a dupla e quase fez Buchecha, seu eterno companheiro, abandonar tudo. Mas hoje ele começa a reerguer a carreira fazendo algum sucesso nas rádios.

1998
Charlie Brown Jr - Proibida Pra Mim

No rol das bandas amadas e odiadas pelo Brasil afora, o CBJr já é uma das principais bandas do rock brasileiro desde que surgiu ao mundo em 1997. E passou a ser uma das bandas que mais fez clipes do caralho (isso, você leu isso mesmo) na história. São vários, muitos aos quais você deve se lembrar. Colocarei aqui três deles: "Rubão, o Dono do Mundo", "Só Por Uma Noite" e "Champagne e Água Benta".
A banda passou por algumas mudanças em sua formação, mas nada que estragasse o sucesso da banda. Chorão e sua trupe continuam na crista da onda, indicados por "Ela Vai Voltar" a alguns prêmios e continuam a fazer bem nas paradas. Os fãs esperam que por muito tempo. Aliás, faltou mencionar Alessandra (I)scatenna que está no clipe

1999
Otto - Bob

Enquanto estava no Mundo Livre S/A, Otto era apenas um percussionista como outro qualquer, fora dele ele pulava para a frente da vanguarda da MPB no final do século 20. Quando a eletrônica já influenciava boa parte das bandas, ele aproveitou e a incluiu nesta música que fala do Bob da tupina de Copacabana (Ou seja o que isso for), e no clipe de gente andando "do lado errado" e Otto girando sobre coisas e mais coisas e pessoas.
Depois, o pernambucano ainda emplacou alguns clipes, como "Pelo Engarrafamento" (aquele do beijo do Matheus Natchergale). Ainda come a Alessandra Negrini e se tornou o visigodo no.1 do Rockgol. SImples assim.

2000
Los Hermanos - Anna Julia

Não adianta fingir, fugir, nem nada. Você deve saber de cor a letra de "Anna Júlia", ou já deve ter cantado a mesma umas trilhões de vezes. O maior hit do grupo carioca ganhou a primeira eleição de Revelação votada por gente como nós quase que merecidamente, pois eram os artistas do momento, tocando em todo (eu digito: TODO) lugar, de praias a casametnos, de lojas a quermesses, de rádios de pagode a rádios alternativas. A canção da tal Anna Júlia, interpretada por Mariana Ximenes no clipe, foi a canção daquele verão.
Mas tudo um dia cansa, e eles cansaram disso. Decidiram dar a maior guinada que uma banda pôde fazer no Brasil depois de virar famoso. Deram as costas aos primeiros lugares das paradas, aos grandes contratos, aos programas populares, e resolveram abraçar o samba, a mpb, o choro, a poesia e ritmos menos "roqueiros". De certa forma foi bom, pois eles ganharam mais cara de grupo (e barbas) interessante, e fizeram clipes mais elaborados, como "Cara Estranho". Hoje concorrem com "Morena" em MPB (?).
Sem dúvida a banda que mais mudou desde seu prêmio do VMB.

2001
Bidê ou Balde - Melissa

A primeira das bandas do rock retrô do RS a surgir no mundo normal de bandas ganhou o prêmio em 2001. Numa formação um tanto quanto excêntrica, com homens e mulheres em roupas dos anos 60, a banda mostrou seu rock simples, sem muitas firulas e sem essas coisas que chamam de "emo". Com certeza eles abriram espaço para caras como os do Cachorro Grande, que este ano estão indicados com "Sinceramente".
O BoB voltou a ser indicado algumas vezes e fez clipes bem legais, como "As Cores Bonitas" (As cores bonitas, em tons azulados...nanan...brinquedos quebrados). Hoje não estão no VMB, mas quando voltarem, será bom ficar de olho no que farão, pois poderá ser bom.

2002
CPM 22 - Tarde de Outubro

Emo? Pode até ser que sim. Modinha? Se você achar que é...Hardcore? Bem, o som é de HC...não importando as dúvidas, a atual banda do momento confirmou em 2002 o boom que começou lá por 2000, como o clipe independente "Anteontem" ("Sobre os meus próprios passos/vou caminhar/sobre os meus próprios passos/nunca mais vou errar"). A vitória como banda revelação, dois anos depois, só confirmou que eles realmente viriam para ficar e abrir espaço para novas bandas do estilo. Naquela época Badauí e cia. não eram chamados de "emo", pois quase ninguém daqui sabia que raios seria um emo...(muito menos hoje...)
No entanto, o CPM 22 (indicado a este ano) se tornou a banda favorita de muita gente e reina absoluta no rock brasileiro. Acho que todos sabemos seus grandes hits e por isso, qualquer um poderia lembrar. Por isso, sigo com a próxima.

2003
Detonautas Roque Clube - Quando o Sol se For

Pra muitos, eles são apenas a banda dos caras que são "reis" do Rockgol: Clééééééston (Clééééééston), Coala e Motosserra. Para outros, são uma banda na estrada fazendo um som diferente. Um pouco de cada deu aos Detonautas o título de banda revelação de 2003, quando eles apareceram querendo ser meio "new metal", meio "soul rock". Junto com suas estripulias na competição esportiva da MTV conquistaram o público.
Aguentaram bem a barra de perderem um guitarrista (morto), fizeram um clipe bem foda sobre acidentes de carro e continuam na ativa, fazendo shows e promovendo seus discos. O som agora ficou rock, bem rock. Quem sabe o que farão no futuro.

2004
Dead Fish - Zero e Um

Chamar o Dead Fish de emo seria pra muitos uma ofensa grave passível de morte. Mais próximos do hardcore político e sério do que do emo meloso, os capixabas mostraram no mainstream todo o sucesso e respeito obtido no underground. A juventude normal, ávida por parecer antenada e contestadora, abraçou o grupo e votou até não poder mais.
Revelação tardia? Pode até ser...mas o Dead Fish mostrou para a grande massa todo seu poder de fazer um HC bom e sério. Você pode até odiar o que eles dizem (caso meu), mas concordar que eles são bons no que fazem é o mais aceitável.

2005
Leela - Te Procuro

Bandas de garota podem ser feministas, desbocadas, tristes e apaixonadas. No último caso cai o Leela, que adotou o nome da cíclope alienígena de Futurama. No ano passado, havia bons concorrentes e o Leela surpreendeu a todos vencendo a premiação dizendo que eles só queriam ficar com você (a pessoa no caso).
Bem, é cedo dizer se o Leela ainda vai emplacar mais coisas ou será engolido nas trevas das eternas promessas da músicas. Ainda precisaremos ver se lançarão mais discos e músicas para entrarem nas paradas e mostrarem que tem muita lenha a queimar no universo musical brasileiro.

Bem, é isso...

Na quinta, Cansei de Ser Sexy, NX Zero, Canto dos Malditos na Terra do Nunca, Forfun e Hateen disputarão a coroa de revelação de 2006. Eu e você, talvez, já escolhemos nossos candidatos e torceremos muito para que vençam. Se eles serão bandas de respeito no cenário musical brasileiro ou apenas promessas levadas ao léu, não sabemos. Mas no futuro, quando sair outra lista como essa, poderemos dizer algo sobre quem venceu a categoria e o que veio depois.

É esperar para ver

...

PS: Desculpem a longa espera, mas estava fazendo outras coisas por aqui. Tentarei arranjar mais tempo para atualizar aqui com mais coisas e trecos que achar necessário. Continue entrando, comentando e prestigiando este lugar.
Até

2 comentários:

Anônimo disse...

Você realmente quer trabalhar na MTV um dia, não é mesmo tri-dimensional? Teve uma época que eu também gostava muito do canal, mas sei lá. No meu caso meio que perdeu o encanto. Comecei a achar a coisa toda consumista demais. Já que o tema é VMB, usarei um episódio dessa festa para exemplificar meu desencanto. No VMB de 2004 (acho) o prêmio final foi apresentado pelos próprios VJs trajados como a "Mega Liga". O problema disso é fazer com que o importante deixe de ser a música em si e concentrar os holofotes naqueles que deveriam apenas nos guiar por entrre os programas. Quando a celebridade aparece num programa para promover o apresentador e não o contrário (isso notadamente no caso de Marcos Mion) é um problema.

No entanto você continua a escrever muito bem por aqui, apesar de discordar em muito de certos gostos musicais teus não posso discordar que você está a se expressar muito be. Efusivo abraço pra ti e sucesso em todas as tuas empreitadas.

Anônimo disse...

vic...
atualiza seu blog...
tô com saudade e quero saber o que se passa contigo nesses dias..
bjo!!
mari²