sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O caso Marcelinho: cheiro de factóide no ar?

Tá, algum cara por aí pode até me cobrar "Mas tu não é palmeirense? Tu não odeia o Marcelinho Porque se mete a escrever um texto sobre ele?" Sim, admito que nunca gostei do Pé-De-Anjo, ainda mais por vestir a camisa e ser ídolo do nosso maior rival, mas não posso, como fã de futebol, de deixar as rivalidades guiarem (na maioria das vezes) minhas opiniões e visões sobre o futebol em si. Ah, e claro, não poderia deixar de dar o meu pitaco sobre este assunto que fervilha na imprensa paulista (a tal imprensa gambá que todos alardeiam)

Caso não estejam por dentro das últimas notícias: Marcelinho Carioca, dispensado pelo Brasiliense e procurando clube começou a ser apontado como novo reforço do Corinthians. Em troca da contratação, o alvinegro do Parque São Jorge daria um jeito nos processos que o meia movia contra seu ex-clube. A MSI (grupo de investidores que administra o futebol do clube) disse que não daria aval a compra do jogador, e que tomaria providências quanto ao caso. Desde então todos dão como certo o retorno deste ao Corinthians, clube onde conquistou muitos títulos. E nisso, um imbróglio com a mantenedora financeira do time parece que vai (re)começar.

Antes, um pouco de história: Chegado do Flamengo, no meio dos anos 90, Marcelinho Carioca se tornou um dos maiores ídolos da história do Corinthians. O Pé-de-Anjo, como foi apelidado pelas suas certeiras cobranças de falta, foi uma das peças imprescindíveis em várias conquistas do Corinthians. A saber: 2 Brasileiros (1998/99), 1 Copa do Brasil (1995), 4 Paulistas (1995, 97, 99 e 2001), e é claro, o mais importante deles, o Mundial de Clubes da FIFA (2000),e entre isso, uma rápida e fracassada passagem pelo Valencia (ESP). Marcelinho, em sua passagem pelo clube foi guindado ao panteão de craques e ídolos do qual fazem parte Neco, Amílcar, Rivellino, Sócrates, Casagrande, Viola, Ronaldo, Neto e hoje, Tévez. Marcelinho levava uma vida tranquila no Corinthians, mesmo com os problemas com treinadores, mas uma bela noite...

Desde que Marcos defendeu o pênalti de Marcelinho Carioca e eliminou o Corinthians da Libertadores em 2000, a vida do Pé-de-Anjo sofreu uma reviravolta. Enfrentou diversos problemas no time, e por causa de alguns problemas internos envolvendo este e Ricardinho (que então também jogava no time), o jogador saiu do Corinthians em 2001,e nisso começou uma jornada. Jogou no Santos, Gamba Osaka (JPN), Vasco, Al Nassr (ARS), Ajaccio (FRA) e ano passado, no rebaixado Brasiliense. Em quase nenhum destes clubes, o Pé-de-Anjo relembrou sua gloriosa carreira no alvinegro da capital paulista, ainda que este foi ovacionado pela Fiel em pleno Pacaembu quando o Corinthians jogou contra o Brasiliense, pelo Brasileirão do ano passado.

Agora que explicamos a situação, pode-se fazer algumas perguntas. Por exemplo, como a vinda de Marcelinho afeta as relações entre a diretoria Corinthiana e a MSI. A empresa, representada por Kia Joorabichian e comandada por Boris Berezovisky se pronuncia a não dar o sinal verde para a incorporação do meia ao elenco corinthiano, já que a contratação foi toda comandada pelo Corinthians. É mais um sinal da problemática parceria que rendeu ao clube craques em campo, mas fora dele, alguns pequenos(?) probleminhas. Se concretizada, a vinda do Pé-de-Anjo pode detonar de vez um relacionamento de amor (ao dinheiro) e ódio (a maneira de "mandar" do grupo).

Já na equipe, a possível chegada de Marcelinho Carioca traria uma interessante mas estranha disputa de posições. Ele poderá Encontrar lá o antigo "desafeto" Ricardinho, outro que voltou ao time (mas sem problemas) e, talvez, tentar resolver os problemas de relacionamento que minaram sua permanência no Corinthians. Além disso, terá que dividir a idolatria da Fiel com Carlitos Tévez, o atual xodó do torcida. Embora Marcelinho tenha mais carreira e história no Timão, Tévez já cravou um lugar no coração da torcida, e ver como os dois se sairiam juntos seria bastante interessante. Porém como não vinha atuando bem com frequência no Brasiliense, Marcelinho talvez não se encaixe no time do Corinthians, podendo virar reserva das estrelas da MSI.

No mais ou no menos, ainda nada está 100% para o Pé-de-Anjo voltar a Fazendinha. Se essa novela continua ou termina com ou sem final feliz, só depende dos personagens. E aliás, com ou sem Marcelinho, o Corinthians já tem um time bastante forte para as competições que disputa. Ficaremos ligados em qualquer coisa que aparecer.

***

Já que o mencionamos, Ricardinho tem agora algo que não é de se orgulhar. A revista Placar publicou em sua matéria de capa uma enquete perguntando a jogadores de futebol qual é o jogador mais odiado do Brasil. Cerca de 100 boleiros (que não quiseram dar nomes) votaram na tal enquete e o resultado foi deveras estranho: Ricardinho terminou em primeiro, ou seja, ele é o jogador mais odiado do Brasil, segundo os próprios jogadores.
Nisso penso: quem teve essa idéia de gerico pra fazer uma matéria assim. Tá bom, jogador não precisa gostar do outro, é a vida, acontece com cada um. Mas estampar na capa da principal revista de futebol do país que um jogador é malvisto pelos seus próprios colegas é meio de mal gosto, não acham? Aliás, listas com os dirigentes mais odiados ou com os jornalistas mais odiados seriam mais "interessantes". Sádicas e de mal gosto, mas sairiam menos bestas que esta enquete.

Bem, mas como dizem, problema deles não é?

Nenhum comentário: